Logotipo ISASTUR
Manual de Segurança.

Edição revista 2010

Trabalhos em Instalações Eléctricas e nos locais com risco de incêndio e explosão

DEFINIÇÕES E CONCEITOS:

20. INSTRUÇÕES TÉCNICAS

20.1 Supressão e reposição da tensão de uma instalação

2ª. Prevenir qualquer possível realimentação

O objectivo desta regra é impedir que a instalação seja ligada novamente devido a erros ou falhas fortuitas. Para tal, os dispositivos de manobra utilizados para desligar a instalação devem ser protegidos contra qualquer possível religação, de preferência, por bloqueio do mecanismo de manobra, devendo ser colocada, se possível, sinalização para proibir a manobra.

Nos casos em que se utilizem dispositivos telecomandados, deve-se impedir a manobra errônea dos mesmos através do telecomando.

Prevenir qualquer possível realimentaçã

Muitos equipamentos de manobra, especialmente os utilizados nas instalações de AT, utilizam fontes de energia auxiliar para o seu accionamento (motores eléctricos, ar comprimido ou energia acumulada mediante molas). Todas estas fontes auxiliares de energia devem ser desactivadas.

Prevenir qualquer possível realimentaçã

3ª. Verificar a ausência de tensão

O objectivo da verificação é comprovar que a instalação está, nesse momento, isenta de tensão e permite a realização de determinadas operações na mesma, entre as que se encontram a ligação à terra e em curto-circuito.

A ausência de tensão deve ser verificada em todos os elementos activos da instalação eléctrica da zona de trabalho, ou o mais próximo possível desta, e imediatamente antes de efectuar a ligação à terra e em curto-circuito, para reduzir ao mínimo a possibilidade de que a instalação seja ligada a uma fonte de tensão por erro ou avaria no intervalo de tempo compreendido entre a verificação da ausência de tensão e a ligação à terra e em curto-circuito.

O correcto funcionamento dos dispositivos de verificação de ausência de tensão deve ser comprovado antes e depois da verificação.

Os detectores de tensão podem indicar "ausência de tensão" apesar de existir na instalação certa tensão induzida, desde que esta não atinja a tensão limiar do detector. Esta tensão só será suprimida após ter sido efectuada a ligação à terra. Este é mais um motivo para realizar estas operações utilizando sempre os equipamentos e meios auxiliares e de protecção adequados.

Antes de utilizar um detector de tensão é importante verificar a sua tensão ou gama de tensões nominais de funcionamento, bem como o estado das pontas de prova e das pilhas ou baterias, se utilizadas.

Para verificar a ausência de tensão em cabos ou condutores isolados que possam ser confundidos com outros existentes na zona de trabalho, devem ser utilizados dispositivos que actuem directamente nos condutores (pinça ou elemento similar).

Os dispositivos telecomandados utilizados para verificar que uma instalação está isenta de tensão devem ser de accionamento seguro, e a sua localização no telecomando deve ser claramente indicada.

Verificar a ausência de tensão

Copyright © 2010 - ISASTUR

Design e Programação Bittia